Carregando...

História da Câmara

História da Câmara

História

Ponto dos Volantes teve impulsionado a sua povoação na década de 1940, na construção da BR 116 Rio-Bahia. A chegada das famílias Rocha, Sicupira, Andrade e Ramalho, também conhecidos como "Vermelhos" são os primeiros testemunhos do surgimento do pequeno lugarejo, reforçada com a chegada dos trabalhadores que vieram construir a BR 116. Chamaram o lugarejo de "Terra Viamão", quando já caracterizava o local como o ponto de apoio dos viajantes. Anos depois passou a se chamar "Barra dos Pilões", em referência a confluência dos Córregos do Pilão, São João, São Joanico, Anta Podre e Cardoso, que contavam com as imediações do lugarejo. Historiadores apontam que Ponto dos Volantes, têm alguma identificação com a história do Cangaço Brasileiro, liderado por Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, que circulou pelo nordeste brasileiro, sendo seguido pelas Patrulhas Militares Volantes, que têm a ver com o nome do município. Tornou povoado de Itinga em 1943, alcançou a categoria de distrito em 1982, sendo efetivado o nome de Ponto dos Volantes.

Em 1995, Ponto dos Volantes é emancipado.

Aniversário - 21 de dezembro - Fundação - 21 de dezembro de 1995 - Gentílicoponto - volantense - CEP39615-000

Prefeito - Leandro Ramos Santana - (PSDB) - (2021–2024)

Localização de Ponto dos Volantes em Minas Gerais - 16° 45' 10" S 41° 30' 14" O

Mesorregião - Jequitinhonha (conforme IBGE/2013) - Microrregião Araçuaí (conforme IBGE/2013)

Municípios limítrofes - Itaobim, Itinga, Araçuaí, Padre Paraíso, Caraí, Novo Oriente de Minas, Joaíma, Monte Formoso e Jequitinhonha

Distância até a capital - 590 km - Características geográficas - Área1 215,189 km²

População - 11 881 hab. estatísticas IBGE/2013 - Densidade - 9,78 hab./km² -

Indicadores - IDH-M0,595 baixo PNUD/2010 - PIB - R$ 54 232 mil IBGE/2010 - PIB per capita R$ 4 780,28 IBGE/2010

Topônimo - Ponto dos Volantes significa o lugar onde todos passavam, ou por causa das Patrulhas Militares Volantes, que combateram contra Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

Economia - A economia da cidade se baseia na atividade agrícola e pecuária de leite. O comércio da cidade ainda é latente, mas desde a sua emancipação em 1995 tem crescido o número de lojas. Ainda assim, boa parte das compras ainda são feitas nas cidades de Itaobim, ao Norte, e Padre Paraíso, ao Sul.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.